Outubro é o mês de prevenção contra o câncer de mama e várias ações são realizadas na grande Florianópolis com o intuito de facilitar o diagnóstico precoce. O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres do mundo todo. No Brasil, são cerca de 60 mil novos casos descobertos todo ano.

A médica oncologista da universidade federal de santa catarina, Marcela Lagoas, explica que quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura, e por isso a campanha é tão importante. “Muitas pessoas têm vergonha até mesmo de fazer o exame. O mais positivo da campanha é que ela atinge um público grande e as vezes, mesmo sem saber direito sobre o assunto, a mulher vai ao posto para acompanhar uma vizinha e já decidi fazer a mamografia também”, conta.

As ações do Outubro Rosa também ajudam na autoestima das mulheres que já passaram pelo tratamento. “As mulheres sofrem muito com o câncer de mama. Além de ser uma doença que assusta as pacientes, existe a perda do cabelo durante a quimioterapia, em outros casos a mama é completamente retirada em cirurgias. É algo que prejudica a autoestima. Por isso esse mês precisa ser para elas”, destaca a médica.